Cérebro, tônico para o

Cérebro, tônico para o

  

Nos dias de hoje não são poucos os que procuram estimulantes para a atividade mental. Sentem-se deprimidos, desanimados, mentalmente cansados. Falhas de memória são outra queixa universal. No mundo da herbática há algumas fórmulas interessantes, preconizadas pelos estudiosos da herbologia tradicional como “tônicos cerebrais”:

 

 

Plantas

As seguintes plantas, juntas, segundo herbologistas, melhoram a capacidade de concentração e estimulam o funcionamento do cérebro:

Alecrim — folhas, três partes.

Gengibre — Uma parte.

Pimenta-de-caiena — pó, uma parte.

Salva — folhas, três partes.

Como preparar: Totalizam-se oito partes. Cada uma equivale a meia colher, das de chá, para 250ml de água fervente, que deve ser derramada sobre as ervas. Tomar ao longo do dia, divididas em três pequenas doses.

Outro tônico cerebral é indicado para acalmar a mente e promover a harmonia mental. Se algumas dessas plantas não estiver disponível, considerar a opção anterior:

Alecrim — folhas, quatro partes.

Botão-de-ouro (hidraste) — raiz em pó, uma parte.

Coifa (Scutellaria lateriflora) — pó, três partes.

Salva — folhas, duas partes.

Valeriana — raiz em pó, uma parte.

Como preparar: Totalizam-se onze partes. Cada uma equivale a meia colher, das de chá, para 250ml de água fervente, que deve ser derramada sobre as ervas. Tomar ao longo do dia, divididas em três pequenas doses.

Para maiores informações, ver também depressão e distimia.

 

Você sabia?*

É tradicionalmente indicado para combater cólicas menstruais, distúrbios cardíacos, falta de apetite e sarna.

Modo de usar: Derramar ½ litro de água fervente sobre 3 colheres, das de sopa, das folhas picadas. Deixar esfriar. Filtrar e tomar de 1 a 2 xícaras ao dia. Contra a sarna, uma pomada: misturar 10 partes de gordura vegetal para uma parte de suco puro de alecrim.

Alecrim-de-jardim (Rosmarinus officinalis)

* As plantas aqui citadas são empregadas por clínicas naturistas ou medicinas tradicionais, e as doses são também tradicionais. Lembrete: Não suprimir a orientação médica.

 

 



Programa Saúde Total

Levando informações aos ouvintes sobre saúde e qualidade de vida, valorizando os benefícios da natureza: ar puro, atividade física, água, luz solar, alimentação, repouso, abstinência e muito mais.