Terçol

Terçol

Calázio — diferente de terçol

 

Às vezes confundido com o terçol, o calázio é um pequeno tumor, do tamanho de uma cabeça de alfinete, que aparece na pálpebra. Produz irritação e inflamação. Depois de alguns dias, abre-se, deixando uma massa que cresce lentamente. Pode levar meses para remitir.

Se não se abre dentro de seis semanas, poderá ser necessária uma pequena incisão e limpeza, o que deverá ser feito por um médico.

Aplicar no local pomada de Cyrto­podium. Tomar Thuya C5 (dois tabletes, três vezes ao dia). Depois que o calázio se abre, tomar o Hepar C5. Observar orientação médica.

Terçol é infecção numa pequena glândula localizada na base dos pêlos das pálpebras. Ocorre lacrimejamento, inflamação, inchação. Assemelha-se a um furúnculo na borda da pálpebra. Há formação de pus. O terçol cresce e dói até romper-se. Pode também regredir por si.

 

 Sugestões Tradicionais

Não espremer o terçol nem usar pomadas antibióticas ou colírios sem orientação médica.

Aplicar no local compressas de algodão embebidas em água quente.

Compressas de algodão embebidas na seguinte solução: chá de camomila com sal. Usar 250ml de água para uma colher, das de café, de sal. Aplicar três ou quatro vezes ao dia.

No começo, os homeopatas indicam Pulsatilla C3 ou Staphysagria C5 (dois tabletes, de duas em duas horas). Observar orientação médica.

Aplicar, no local, pomada de Cyrtopodium, à venda em boas casas de produtos naturais.

Tomar água com limão e quinze gotas de própolis, três vezes ao dia.

Para evitar o terçol, manter adequada higiene ocular, lavando bem o rosto e os olhos de manhã e à noite. A dieta rica em açúcar, laticínios, chocolate e guloseimas favorece a produção de secreção nos olhos, o que representa bom meio de cultura para os germes causadores de blefarite, calázio e terçol. Adotar, portanto, dieta natural, sem guloseimas.

Casos em que os terçóis se repetem poderão exigir mudanças na alimentação e no estilo de vida, com vistas a aumentar a imunidade. 


Programa Saúde Total

Levando informações aos ouvintes sobre saúde e qualidade de vida, valorizando os benefícios da natureza: ar puro, atividade física, água, luz solar, alimentação, repouso, abstinência e muito mais.