Expectorantes, Receitas de

Expectorantes, Receitas de

 Citamos nesta obra várias receitas naturais expectorantes, ao referir-nos a doenças em que há produção de muco, como bronquite, gripe etc. Aqui repetimos algumas das receitas principais:

Abacaxi — Pôr para cozinhar algumas fatias de abacaxi com um pouco de mel puro de eucalipto, até que se forme xarope. Pôr num vidro e tampar bem. Tomar, durante o dia, várias colheres, das de sopa, do líquido xaroposo que se forma.

Alho — Esmagar uns sete dentes de alho, grandes, e espremer o suco. Misturar o bagaço com 15ml de água e espremer outra vez. Repetir o procedimento até obter 50g de suco. Acrescentar 50ml de álcool etílico a 96% (comprar em farmácia de manipulação). Deixar repousar por quatro dias. Filtrar. Tomar uma colher, das de café, de suco de alho com uma colher, das de sopa, de mel três vezes ao dia.

Feno-grego — Preparar chá com feno-grego, alecrim, tanchagem, funcho, malva e alfavaca. Uma colher, das de sopa, para meio litro de água. Ferver e filtrar. Tomar de três a cinco xícaras por dia, juntamente com dez gotas de solução de própolis a 30% e suco de limão.

Inalação de eucalipto — São úteis na dispersão do muco inalações à base de eucalipto, hortelã-pimenta, zimbro, gautéria e cravo-da-índia, misturados com mentol. Na Suíça, essa associação de plantas antimuco é chamada “óleo de Olbas”. Colocar algumas gotas desse produto no vaporizador. Onde esse produto não é disponível, podem-se fazer inalações de água com sal (um pouco mais concentradas que o soro fisiológico). Durante a inalação, fazer tapotagem, ou seja, bater com a mão em concha nas costas. Após a inalação, tomar bastante líquido.

O lazer, associado à atividade física, o contato com a

Natureza e a respiração profunda, são receitas

simples e eficazes contra o estresse.

 

 


Programa Saúde Total

Levando informações aos ouvintes sobre saúde e qualidade de vida, valorizando os benefícios da natureza: ar puro, atividade física, água, luz solar, alimentação, repouso, abstinência e muito mais.