Gangrena

Gangrena

 Gangrena é a morte de um tecido, ocasionada pela interrupção do fornecimento de sangue, por traumatismo ou por outras desordens. Ocorre, por exemplo, em acidentes graves, quando há esmagamento ou queimadura profunda; no diabetes melito, que produz sérios déficits de irrigação; em certas infecções, como apendicite supurada (gangrena do apêndice); em doenças degenerativas, como aterosclerose, que obstruem vasos, podendo ocasionar gangrena de extremidade.

Há dois tipos básicos de gangrena: úmida e seca. A úmida está associada à invasão do tecido morto por micróbios, com conseqüente putrefação. A gangrena seca não envolve infecção, sendo ocasionada por obstrução arterial.

A gangrena é contingência grave, que pode levar à morte, exigindo intervenção médica. Quando há risco de gangrena por causa de doenças degenerativas, como diabetes, aterosclerose e úlcera varicosa, o estilo de vida natural poderá minimizar complicações, o que não anula a necessidade de providências médicas convencionais. Ver diabetes, úlcera varicosa etc.

 

Você sabia?

Figo (Ficus carica)

É tradicionalmente indicado para combater dispepsia e aumentar a diurese.

Modo de usar: substituir algumas refeições por figos. É recomendável no tratamento de várias doenças renais.

 


Programa Saúde Total

Levando informações aos ouvintes sobre saúde e qualidade de vida, valorizando os benefícios da natureza: ar puro, atividade física, água, luz solar, alimentação, repouso, abstinência e muito mais.