Sudorese

Sudorese

 Que é e como tratar o suor fétido?

 

O suor localizado nas axilas, que produz mau cheiro, é também chamado bromidrose. Aliás, bromidrose é o suor fétido em qualquer parte do corpo.

O suor excessivo tem muitas causas, destacando-se desequilíbrios emocionais (hiperestimulação simpática) e excesso de toxinas circulantes. No caso das axilas, o uso de suco de limão no local é eficaz. Sugestão tradicional: lavar, durante o banho, as axilas com suco de limão, e aplicá-lo, como desodorante, duas ou três vezes ao dia. Se provocar ardência, diluir em água.

A febre interna constante (somada ou não à tensão emocional), na opinião dos estudiosos das terapias naturais, pode ser causa de suores excessivos em diferentes partes do corpo, como pés, mãos, cabeça e axilas. Nesse caso, proceder a uma dieta alcalinizante, predominantemente crudista. Passar pelo menos um dia por semana com sucos (de três em três horas). Aumentar a ingestão de água. Tomar vários copos ao dia, vagarosamente. Pode-se usar água com limão. Alguns organismos respondem positivamente ao chá de cavalinha misturada com chapéu-de-couro, de duas a três xícaras ao dia (uma colher, das de sopa, das ervas em 300 ml de água; ferver e filtrar).

O uso da argila no abdome oferece, na opinião dos naturistas, bons resultados na sudorese, pois alivia a “febre interna”. Aplicar argila por pelo menos duas horas diárias (ver página 114). Quem dispõe de mais tempo poderá aplicar argila duas, até três vezes ao dia. Tomar pelo menos duas saunas semanais, salvo contra-indicação médica, e um banho diário de tronco.

Esse tratamento, à base de ingestão de muito líquido, dieta predomi­­­­­­­­nan­temente crudista, um ou dois dias semanais de suco, argila, sauna e banho de tronco, geralmente alivia o inconveniente da sudação excessiva.

 

Excesso de cálcio provocaria transpiração excessiva

 

Uma causa proposta para a trans­piração excessiva é o excesso de cálcio no organismo. Em crianças, poderá haver suor na cabeça. É questão de diminuir o queijo e o leite, e verificar se não se está tomando muito cálcio em suplementos. O excesso de flúor também provocar sudorese. Verifique se a água de sua região contém muito flúor, ou se este mineral está sendo usado em excesso em aplicações profiláticas.

 

Como tratar assaduras

 

Assaduras em crianças, provocadas pelo suor, melhoram com o Lycopodium C12, homeopático. O óleo de amêndoas e a polpa da babosa, aplicados no local, também são indicados, a par de talcos especiais, que mantêm o local seco.

 

A transpiração excessiva é o excesso de atividade das glândulas sudoríparas, que se manifesta de modo generalizado ou localizado (palmas das mãos, cabeça, pés, axilas etc.). Às vezes, vem na forma de “suores frios”, causados por distúrbios, como hipoglicemia, transtornos emocionais, cólicas de vesícula, cólicas de rins, crises agudas intensas, febre (quando começa a baixar) etc. É preciso, no caso de crises de suores frios, descobrir e tratar a causa.


Programa Saúde Total

Levando informações aos ouvintes sobre saúde e qualidade de vida, valorizando os benefícios da natureza: ar puro, atividade física, água, luz solar, alimentação, repouso, abstinência e muito mais.