Pálpebras, Inflamação das

Pálpebras, Inflamação das

 Causas e manifestações

 

Há dois tipos comuns de blefarite: a ciliar ou marginal, que afeta a região dos cílios, e a angular, que se localiza no canto, ou ângulo, do olho. São condições geralmente benignas e passageiras, mas que, em alguns casos, podem evoluir para situações dolorosas e delicadas.

Nos casos mais simples, ocorrem avermelhamento e aumento de grossura da pálpebra. Nos casos mais graves, pode ocorrer aumento de tamanho ou tumefação (o terçol, que dificulta a abertura do olho), muita dor, ulceração e formação de crostas.

É comum, nas blefarites, os olhos amanhecerem vermelhos e as pálpebras um pouco inchadas. Se isso acontece, basta lavar os olhos com água morna (previamente fervida) antes de deitar.

As blefarites costumam atacar em climas secos e quentes indivíduos com imunidade deficiente. As causas mais comu­mente apontadas são: seborréia (que afeta também os cílios das pálpebras além do couro cabeludo) e infecção bacteriana, condições que podem apresentar-se juntas. Na blefarite sebor­réica, surgem escamas esbranqui­çadas de aspecto gorduroso. O avermelha­mento não é intenso, nem há úlceras. Na infecção bacteriana, o local mostra-se mais inflamado, as pestanas tendem a cair, e podem aparecer pequenas úlceras. O terçol é um tipo de blefarite complicada (evolui para o furúnculo). Outra complicação possível é a conjun­tivite.

A falta de higiene e a poluição do ar (pó, fumo, fumaça etc.) favorecem o aparecimento de blefarites.

Estudiosos vêm culpando também a deficiência de certas vitaminas, como A, C e D, e o trabalho visual excessivo.

 

Tratamento 

Deve-se proceder à correta higienização do local com compressa de água boricada (observar posologia no produto), pelo menos duas vezes ao dia. Duas vezes ao dia, podem-se também aplicar compressas de água fervida (ou chá de camomila filtrado), morna (morno), em pano de algodão bem limpo. Antes de deitar, lavar cuidadosamente os olhos com água fervida, morna, removendo resíduos, oleosidades e caspas. É conveniente consultar um oftalmologista. Deve-se acrescentar à dieta do paciente suco de cenoura com salsão (um copo antes do almoço). Suplementos à base de vitaminas C, D (200 U.I.) e E são também indicados.

No caso de terçol, aplicar compressas frias (água previamente fervida) no primeiro dia em que se notar o problema. Do segundo dia em diante, aplicar compressas mornas, várias vezes ao dia. Observar orientação médica. 


Programa Saúde Total

Levando informações aos ouvintes sobre saúde e qualidade de vida, valorizando os benefícios da natureza: ar puro, atividade física, água, luz solar, alimentação, repouso, abstinência e muito mais.