Inflamações

Inflamações

 Inflamação é a reação de um tecido a qualquer agressão, como trauma ou infecção. Caracteriza-se, clinicamente, por calor, inchação, avermelhamento e dor. Observando-se ao microscópio o fenômeno, nota-se fervilhante atividade. Ocorre vasoconstrição, seguida de vasodilatação, acúmulo de células brancas (de defesa), exsudação de líquido, estase e processos de reparo (formação de novos capilares, fibroblastos, reorganização dos tecidos e cicatrização). É o esforço do organismo para circunscrever, atacar e, se possível, superar algum episódio interpretado como injuriante. Há situações, porém, em que o processo inflamatório não encontra facilmente o caminho da cura. A batalha se prolonga (a inflamação não cede), ou o corpo parece perdê-la. Em casos especiais, como nas doenças auto imunes, o corpo investe estranha­mente contra si mesmo, originando infla­mações atípicas.

A terapia natural não combate propriamente a inflamação, mas sua causa. Desintoxicando-se o organismo, observando-se cuidados especiais para cada situação e oferecendo-se ao corpo tudo de que precisa para funcionar bem, as inflamações tendem a remitir por si mesmas. Esse é, aliás, o objetivo da Natureza.

Para maiores informações, ver as doenças que originam as inflamações, como artrite, gastrite, conjuntivite etc. É preciso procurar um médico para que este investigue a causa do processo inflamatório.

 

 

Antiinflamatórios naturais

Há antiinflamatórios naturais bem conhecidos, como:

Óleo de linhaça para uso interno, rico em ácido graxo ômega 3. 3g diários, em cápsulas.

Outro procedimento considerado antiinflamatório pelos terapeutas naturistas é tomar o suco de clorofila (de duas a três colheres, das de sopa, de duas a três vezes ao dia, em água) e substituir, ao mesmo tempo, algumas refeições exclusivamente por frutas, como a maçã.

 

 


Programa Saúde Total

Levando informações aos ouvintes sobre saúde e qualidade de vida, valorizando os benefícios da natureza: ar puro, atividade física, água, luz solar, alimentação, repouso, abstinência e muito mais.