Hemorragia

Hemorragia

 Qualquer hemorragia exige imediata avaliação médica. Enquanto isso não é possível, vejamos algumas sugestões tradicionais*: no caso de hemorragias internas, como as produzidas por úlceras, indica-se tradicionalmente um decocto com duas colheres, das de sopa, da raiz pulverizada de confrei em 300ml de água. Ferver por meia hora e coar. Tomar essa quantidade ao longo do dia, aos goles. Não usar por mais do que dois ou três dias, devido ao efeito possivelmente tóxico dessa planta. No caso de hemorróidas, acrescentar a esse chá meia colher, das de sopa, de folha de hamamélis. Empregá-lo também externamente, para o que se pode usar o dobro da dose. Embeber compressas de gaze nesse líquido, frio e filtrado, e aplicar diretamente sobre as hemorróidas. Manter-se deitado de costas. Renovar a cada vinte ou trinta minutos. Podem-se lavar feridas hemorrágicas externas, delicadamente, com esse líquido.

* Sugestões naturais podem apresentar, na prática, bons resultados, mas não suprimem o estudo das causas e a orientação médica.

 

 


Programa Saúde Total

Levando informações aos ouvintes sobre saúde e qualidade de vida, valorizando os benefícios da natureza: ar puro, atividade física, água, luz solar, alimentação, repouso, abstinência e muito mais.