Cólica

Cólica

Cólica é definida como dor provocada pela contração de uma víscera oca, como intestino, vesícula, útero etc. A palavra cólica está relacionada com cólon, órgão em que, muitas vezes, ocorrem contrações dolorosas.

Sugestões naturais de frutas, plantas e hortaliças

 

Escolher um dos seguintes procedimentos:

 

Alface: Tomar água morna, do cozimento da alface, aos goles, até que alivie.

Angélica: preparar o chá de toda a planta e tomar dois ou três goles a cada quinze minutos. Uma colher, das de sopa, da planta picada para 300 ml de água. Ferver e filtrar.

Camomila com erva-doce e espinheira-santa: excelente mistura contra as cólicas. Toma-se de hora em hora, uns três goles. Uma colher, das de sopa, da mistura de plantas picadas para 300ml de água. Ferver e filtrar.

Cebola: Tomar o caldo de cebolas cozidas.

Losna: Tomar chá de losna, aos poucos. Uma colher, das de café, da planta para uma xícara de água. Ferver e filtrar. Fazer também compressas abdominais quentes com chá forte de losna: molhar um pano em chá quente dessa planta, espremer o pano e colocar sobre o ventre, pondo outro pano seco em cima. Cobrir o enfermo com um ou mais cobertores.

Manjerona: misturar um punhado de manjerona, triturada, com um pouco de gordura vegetal. Massagear o ventre com essa pomada.

Pepino: tomar o chá da casca seca de pepino. Uma colher, das de chá, da casca pulverizada para uma xícara de água. Ferver e filtrar.

Nabo: infuso das folhas de nabo com funcho. Tomar morno. Uma colher, das de sopa, das plantas picadas para 300ml de água. Derramar água fervente sobre as plantas. Coar.

Noz: torrar e moer a casca da noz seca e preparar um infuso juntamente com anis, funcho ou camomila. Derramar uma xícara de água fervente sobre uma colher, das de chá, das plantas. Filtrar e tomar morno.

 

Cólica Intestinal

 

Pode estar associada a diarréia, colite, apendicite e muitas outras causas. É preciso averiguar e combater a causa. Cólicas infantis apresentam geralmente caráter benigno e passageiro, relacionado com perturbações digestivas transitórias, ocasionadas, às vezes, por superalimentação, vermi­nose, intolerância a certos alimentos, ar deglutido durante as refeições, combinações impróprias, fermentação digestiva e produção de gases.

 

Cólica Infantil

 

Para prevenir a cólica no bebê deve-se, uma ou duas vezes durante a mamada, e ao final dela, colocar a criança numa posição que facilite o arroto.

A ingestão de açúcar é causa freqüente de cólica em crianças. Não existe necessidade alimentar de incluir açúcar na dieta infantil, que, longe de ser benéfico, traz prejuízos à nutrição da criança.

O leite de vaca produz, por vezes, intolerância. Nesse caso, poderá ser necessário substituí-lo por formulações especiais, ou diluí-lo, conforme orientação profissional.

Um chazinho de orégano, ou de erva-doce com camomila, morno, é antiga receita, muito eficaz contra as cólicas, tanto de crianças como de adultos.

Nos Estados Unidos usa-se uma mistura muito eficiente contra a cólica infantil: funcho com erva-dos-gatos (Nepeta cataria). Essas plantas são também obteníveis aqui.

Compressa morna sobre a barriga ajuda a aliviar a dor da cólica.

 

Você sabia?

É tradicionalmente indicada para combater cólicas menstruais, insônia, má digestão, nevorsismo, irritação nos olhos etc.

Modo de usar: Derramar ½ litro de água fervente sobre 1 colher, das de sopa, das folhas. Deixar esfriar. Filtrar e tomar de 1 a 2 xícaras ao dia.

Camomila (Matricaria chamomilla)

 


Programa Saúde Total

Levando informações aos ouvintes sobre saúde e qualidade de vida, valorizando os benefícios da natureza: ar puro, atividade física, água, luz solar, alimentação, repouso, abstinência e muito mais.