Acidez Gástrica

Acidez Gástrica

 Várias podem ser as causas. O excesso de acidez no estômago pode provocar regurgitações ácidas. A hérnia do hiato, em que o esfíncter esofá­gico funciona mal, também ocasiona refluxo e azia, com conseqüente esofa­gite. O líquido que o estômago produz na digestão é necessariamente ácido (pH ácido), para ativar as enzimas que atacam as proteínas.

Quando se come em excesso, ou se ingere muita gordura, proteína ou açúcar, é mais fácil aparecerem problemas digestivos que resultam em hipercloridria (acidez excessiva). Distúrbios na vesícula produzem sensação de acidez ou queimação. Fermentações também podem fazê-lo. O fumo e o álcool irritam o estômago. O H. Pylori, bactéria que pode atacar o estômago, provoca má digestão e azia.

Para maiores informações, ver azia.

 

 

O excesso de produção de ácido clorídrico pode provocar desagradável sensação de “acidez no estômago”. Se não tratada, a produção excessiva de ácido (hipercloridria) pode levar à gastrite, à esofagite e mesmo à úlcera.

 


Programa Saúde Total

Levando informações aos ouvintes sobre saúde e qualidade de vida, valorizando os benefícios da natureza: ar puro, atividade física, água, luz solar, alimentação, repouso, abstinência e muito mais.