Saúde de A a Z

Varíola

É uma virose muito contagiosa, que produz erupção grave a ponto de deixar cicatrizes (sulcos na pele). Pode provocar cegueira, e evoluir para a fatalidade. O período de incubação é de dez a quatorze dias.

Leia mais

Varizes

Varizes são veias anormalmente dilatadas e tortuosas. Há varizes superficiais e profundas, grandes e pequenas. Às vezes, inflamam e doem, caracterizando a flebite.

Leia mais

Vasculite

Geralmente, se inicia com febre, fraqueza, falta de apetite, perda de peso, dores nos músculos e nas articulações. Começam, então a formar-se aneurismas por todo o corpo, sendo ameaçados vários órgãos importantes.

Leia mais

Verminoses (Ou Helmintoses)

Verminoses são doenças parasitárias provocadas por vermes, membros de três classes: os anelídeos, os nema­telmintos e os platelmintos (as formas importantes para o estudo médico pertencem às duas últimas classes).

Leia mais

Verrugas

São pápulas cutâneas, ou pequenas elevações endurecidas de pele, geralmente provocadas por vírus, de natureza benigna.

Leia mais

Vitiligo

Doença benigna de pele, caracterizada por perda de pigmentação, ou hipomelanose, que atinge também os pêlos. Estes se tornam descorados como as manchas brancas que se espalham pelo corpo.

Leia mais

Vômito

É enorme a lista de fatores responsáveis pelo episódio de vômito. É preciso estudar e combater a causa. Geralmente, o organismo rejeita e esforça­-se por expelir o que lhe possa fazer mal.

Leia mais

Zumbido nos Ouvidos

É sintoma de múltiplas causas, como pressão alta, labirintite, esgotamento nervoso, insônia e distúrbios no sistema vestíbulo-coclear (ouvido interno); situações que favorecem o aparecimento desse desagradável sintoma.

Leia mais

Programa Saúde Total

Levando informações aos ouvintes sobre saúde e qualidade de vida, valorizando os benefícios da natureza: ar puro, atividade física, água, luz solar, alimentação, repouso, abstinência e muito mais.