FUMÁRIA

FUMÁRIA

 FUMÁRIA

(Fumaria officinalis).
 
 
FAMÍLIA: Papaveráceas.
 
OUTROS NOMES: Fel-da-terra.
 
DESCRIÇÃO: Planta de 20 a 80 cm de altura. Haste delgada, angulosa, ramosa, de ramos difusos, glabra glauca. Folhas alternas, pecioladas, profundamente recortadas em colmilhos, glabras, verde-glaucas ou acinzentadas. Flores branco-avermelhadas, manchadas de púrpura no cimo, numerosas, pequenas, dispostas em cachos terminais, munidas de uma bráctea membranosa, esbranquiçada. Fruto pequeno, quase lobuloso, (achatado na extremidade livre e ovalado na extremidade presa ao pedúnculo), contendo uma semente.
 
USO MEDICINAL: Tem emprego nas afecções do fígado, na arteriosclerose, nas afecções da pele, na bronquite, no escorbuto, na histeria, na hipocondria, nas hemorróidas, no reumatismo.
Esta planta não se deve usar mais que alguns dias somente, e em doses moderadas, pois o uso prolongado ou as doses elevadas são prejudiciais.
 
PARTE USADA: Toda a planta.
 
DOSE: 10 gramas para 1 litro de água; 4 a 5 xícaras por dia.

Programa Saúde Total

Levando informações aos ouvintes sobre saúde e qualidade de vida, valorizando os benefícios da natureza: ar puro, atividade física, água, luz solar, alimentação, repouso, abstinência e muito mais.