Plantas de A a Z

CARQUEJA

Emprega-se, em forma de chás (dose regular), para: Anemia, cálculos biliares, diarréias, enfermidades da bexiga, do fígado, dos rins, má digestão, má circulação do sangue, icterícia, inflamação das vias urinárias, diabetes.

Leia mais

CARURU

Ainda não há estudo científico quanto ao uso desta planta na medicina, mas recomenda-se para afecções do fígado.

Leia mais

CARURU-BRAVO

Usa-se exteriormente o suco, em aplicações locais, para combater as inflamações. Prepara-se, do suco desta planta misturado com folhas de batatas machucadas, uma cataplasma de efeito antiflogístico e analgésico local.

Leia mais

CASCA-DE-ANTA

A casca é excelente remédio contra desarranjos do estômago (dispepsias, falta de apetite, flatulências, gastralgias, etc.), catarros crônicos, atonia intestinal, disenteria, vômitos rebeldes, cólicas, fraqueza geral, febres.

Leia mais

CASCARILHA

Prescreve-se a cascarilha nas afecções gástricas, na atonia do tubo digestivo, nas cólicas ventosas, nas diarréias e disenterias, nas febres intermitentes.

Leia mais

CATINGA-DE-MULATA

Planta indicada para combater a asma, dores artríticas, gota, histerismo, reumatismo. Toma-se o chá, preparado por infusão; e emprega-se também o cozimento, em banhos.

Leia mais

CAVALINHA

É bom remédio contra as afecções dos rins e bexiga. É também diurético. Nestes casos usam-se 10 gramas para 1 litro de água; 3 a 4 xícaras por dia.

Leia mais

CELIDÔNIA

É indicada como calmante na inflamação da vesícula biliar, contra as cãibras do estômago, contra as crises de asma. Também tem indicação nas inflamações supurativas dos olhos.

Leia mais

CENTÁUREA-DO-BRASIL

Atua como estomáquica, corrigindo rapidamente “qualquer dúvida gástrica ou intestinal”. Folhas e flores. Combate os vermes intestinais. Raízes.

Leia mais

CENTÁUREA-MENOR

Emprega-se como estomáquico nas dispepsias, como aperiente na anorexia, como carminativo nas flatulências e na acidez do estômago, como desobstruente na opilação do fígado.

Leia mais

CEREFÓLIO

É uma planta indicada nos seguintes casos: debilidade do estômago, diabetes, efeito do abuso de purgantes, enfermidades nervosas, enfermidades da bexiga, gota, histerismo. Empregam-se as sementes, por infusão; dose normal.

Leia mais

CINCO-FOLHAS

Esta planta é um poderoso depurativo do sangue. Na sífilis, blenorragia, reumatismo, dartros, moléstias da pele, etc., dá excelentes resultados.

Leia mais

Programa Saúde Total

Levando informações aos ouvintes sobre saúde e qualidade de vida, valorizando os benefícios da natureza: ar puro, atividade física, água, luz solar, alimentação, repouso, abstinência e muito mais.