Plantas de A a Z

CAMOMILA-ROMANA

Emprega-se nas cãibras do estômago, cólicas provocadas por ventosidades, cólicas espasmódicas, constipação atônica, clorose, dismenorréia, febres, histerismo, indigestão, vermes intestinais.

Leia mais

CANA-DE-MACACO

As folhas frescas se empregam em forma de cataplasmas para resolver tumores. Usa-se o infuso das hastes (dose normal) nas afecções dos rins e da bexiga.

Leia mais

CANA-DO-BREJO

O rizoma é diurético, diaforético, tônico e emenagogo. O suco das hastes frescas, diluído em água (dose normal), é usado contra as gonorreias. É empregado, em lavagens, para combater a leucorreia;

Leia mais

CAPUCHINHA-GRANDE

Na medicina caseira esta capuchinha é de grande valor no tratamento do escorbuto e da escrofulose. Os frutos secos e reduzidos a pó dão um bom purgante. Toma-se meio grama em meio copo com água.

Leia mais

CAPUCHINHA-MIÚDA

É uma planta de propriedade anti-escorbútica. Comem-se as folhas em saladas, de mistura com outras ervas, ou toma-se o suco das folhas, uma colher das de sopa de duas em duas horas.

Leia mais

CARÁ-DA-PEDRA

É medicamento eficaz contra a coqueluche. Também se emprega contra a asma catarral e o catarro bronquial.

Leia mais

CARDAMOMO

O cardamomo é empregado nas dispepsias, ventosidades e cólicas flatulentas.

Leia mais

CARDO-SANTO

É bom remédio para: afecções do útero, amenorréia, asma, blenorragia, catarros, coqueluche, mau funcionamento do estômago, febres intermitentes, gota, gripe, hidropisia, hipocondria, icterícia, resfriados, reumatismo.

Leia mais

CARNAÚBA

É vantajoso substituto da salsaparrilha. A raiz é diurética. Usa-se para combater a hidropisia, o reumatismo e a sífilis.

Leia mais

CARNÍCULA

Dá bom resultado no tratamento da asma e da erisipela. Prepara-se por maceração. Põem-se 20 gramas de sementes em 1 litro de água e deixa-se repousar durante uns dois dias. Toma-se um gole de duas em duas horas.

Leia mais

CAROBA

O chá das folhas é usado para combater as afecções cutâneas, as boubas, as ecrófulas, o reumatismo, a sífilis. O mesmo chá, tomado de duas em duas horas, dá bom resultado no combate à disenteria amebiana.

Leia mais

Programa Saúde Total

Levando informações aos ouvintes sobre saúde e qualidade de vida, valorizando os benefícios da natureza: ar puro, atividade física, água, luz solar, alimentação, repouso, abstinência e muito mais.