CAMOMILA-ROMANA
Emprega-se nas cãibras do estômago, cólicas provocadas por ventosidades, cólicas espasmódicas, constipação atônica, clorose, dismenorréia, febres, histerismo, indigestão, vermes intestinais.
Leia maisEmprega-se nas cãibras do estômago, cólicas provocadas por ventosidades, cólicas espasmódicas, constipação atônica, clorose, dismenorréia, febres, histerismo, indigestão, vermes intestinais.
Leia maisAs folhas frescas se empregam em forma de cataplasmas para resolver tumores. Usa-se o infuso das hastes (dose normal) nas afecções dos rins e da bexiga.
Leia maisO rizoma é diurético, diaforético, tônico e emenagogo. O suco das hastes frescas, diluído em água (dose normal), é usado contra as gonorreias. É empregado, em lavagens, para combater a leucorreia;
Leia maisNa medicina caseira esta capuchinha é de grande valor no tratamento do escorbuto e da escrofulose. Os frutos secos e reduzidos a pó dão um bom purgante. Toma-se meio grama em meio copo com água.
Leia maisÉ uma planta de propriedade anti-escorbútica. Comem-se as folhas em saladas, de mistura com outras ervas, ou toma-se o suco das folhas, uma colher das de sopa de duas em duas horas.
Leia maisÉ medicamento eficaz contra a coqueluche. Também se emprega contra a asma catarral e o catarro bronquial.
Leia maisÉ bom remédio para: afecções do útero, amenorréia, asma, blenorragia, catarros, coqueluche, mau funcionamento do estômago, febres intermitentes, gota, gripe, hidropisia, hipocondria, icterícia, resfriados, reumatismo.
Leia mais