Plantas de A a Z

BORRAGEM

Emprega-se contra as inflamações dos rins e da bexiga, mas o seu uso principal é contra o reumatismo e a debilidade do coração. Usa-se também como remédio contra os resfriados.

Leia mais

BUCHA

Emprega-se contra afecções hepáticas, amenorréia, clorose.

Leia mais

BURANHÉM

Emprega-se, outrossim, o cozimento da casca, para os seguintes casos: Bronquite crônica, diarréia, disenteria, escrófulas, leucorréia, moléstias do aparelho digestivo, tuberculose pulmonar.

Leia mais

CAAPEBA

Usa-se para dispepsia e afecções das vias urinárias e asma. De há muito tempo vem sendo indicado, igualmente, como diurético e diaforético, tendo aplicação, além disso, nas febres intermitentes.

Leia mais

CAFERANA

É uma planta empregada no norte do País para combater as febres, inclusive as intermitentes.

Leia mais

CAINCA

Usa-se para os seguintes casos: Albuminúria, angina, anúria, blenorragia, bronquite, hidrofobia, laringite, mordeduras de animais venenosos, prisão de ventre, reumatismo, sífilis.

Leia mais

CÁLAMO-AROMÁTICO

A planta toda é diurética e diaforética. Usa-se também para combater os gases intestinais, a histeria, as afecções das vias urinárias.

Leia mais

CALÊNDULA

Empregada externamente para cicatrizar feridas e úlceras. Socam-se as folhas e flores até se obter uma pasta, que se aplica diretamente, ou entre dois panos, sobre a ferida.

Leia mais

CAMBUÍ

É peitoral e emoliente. Muito usado para as vias respiratórias, nas afecções pulmonares, bronquites, tosses, faringites e asma. Ajuda a expectoração do catarro. É, outrossim, adstringente. Usa-se, também, para: debilidade, diarréia, disenteria.

Leia mais

CAMOMILA-DA-ALEMANHA

A camomila é indicada na dispepsia, perturbações estomacais em geral, diarréia, náuseas, inflamações das vias urinárias, regras dolorosas.

Leia mais

Programa Saúde Total

Levando informações aos ouvintes sobre saúde e qualidade de vida, valorizando os benefícios da natureza: ar puro, atividade física, água, luz solar, alimentação, repouso, abstinência e muito mais.