Plantas de A a Z

ARTEMÍSIA

Emprega-se para: Anemia, cólicas, coréia (dança-de-são-güido), debilidade do estômago, diarréia, enterite, epilepsia, flatulências, gastrite, hidropisia, icterícia, lombrigas, menstruação deficiente, mucosidades, nervosismo, nevralgia.

Leia mais

AVENCA

Esta planta tem emprego no catarro pulmonar, rouquidão, tosse.

Leia mais

AZEDEIRA

As folhas frescas, mastigadas, curam o escorbuto. Também o suco das folhas frescas, espremidas, é bom para o mesmo fim. A azedeira (salada ou suco) cura a icterícia e várias outras afecções do fígado. Regulariza o catamênio.

Leia mais

BABOSA

As folhas e, principalmente, seu suco são emolientes e resolutivos, quando aplicados topicamente sobre inflamações, queimaduras, eczemas, erisipelas, queda do cabelo, etc.

Leia mais

BADIANA

É estimulante, estomacal e carminativa. Usa-se para combater a atonia gastro-intestinal, os catarros crônicos, as cólicas ventosas, a dispepsia flatulenta, as eructações, a hipocondria.

Leia mais

BARBATIMÃO

Emprega-se nos seguintes casos. Afecções escorbúticas, blenorragia, diarréia, hemorragia, leucorréia. Externamente aplica-se sobre as úlceras.

Leia mais

BARDANA

É depurativa, diaforética e diurética.Usa-se para: abscessos, afecções da pele, bronquite, catarros do estômago e dos intestinos, cálculos biliares, cálculos na bexiga, cólicas nefríticas, cólicas hepáticas, comichão.

Leia mais

BATATA-DE-PURGA

É uma planta útil como depurativa nas moléstias da pele. É também purgativa. Na dose de 5 a 6 gramas de raiz para um copo de água, age como laxativo; 10 a 12 gramas, purgativo; 20 a 22 gramas, drástico. Emprega-se também na hemorragia nasal.

Leia mais

BEGÔNIA

Usa-se o chá da planta para as afecções das vias urinárias (cistite, uretrite, etc).

Leia mais

BELDROEGA

É boa planta para saladas e ensopados. A beldroega é um remédio eficaz nas afecções do fígado, bexiga e rins. Dá bom resultado contra o escorbuto. Aplicados sobre feridas, facilitam a cicatrização.

Leia mais

BOLDO

O boldo possui importantes propriedades curativas, as quais são eficazes no tratamento das enfermidades hepáticas e biliares. Empregam-se as folhas como específico para fazer desaparecer os cálculos hepáticos (pedras do fígado).

Leia mais

BOLSA-DE-PASTOR

É indicada nos casos de vômitos e escarros de sangue, disenterias, regras abundantes, hemorragia nasal, hemorragia uterina. Para esses fins, usam-se 20 a 30 gramas de folhas ou raízes para 1 litro de água, por infusão.

Leia mais

Programa Saúde Total

Levando informações aos ouvintes sobre saúde e qualidade de vida, valorizando os benefícios da natureza: ar puro, atividade física, água, luz solar, alimentação, repouso, abstinência e muito mais.