Plantas de A a Z

ALFAZEMA

Recomenda-se para os seguintes casos: anúria, amenorréia, apoplexia, asma, afecções do fígado e do baço, blenorragia, cãibras, clorose, dores de cabeça, enxaqueca, escrófulas, gota, hipocondria, inapetência, icterícia, leucorréia, nervosismo.

Leia mais

ALGODOEIRO

Emprega-se, por infusão, para os seguintes casos: catarros, disenteria, diarréia, enterite. O sumo das folhas cura feridas. As folhas machucadas, postas sobre queimaduras, proporcionam alívio imediato.

Leia mais

ALTÉIA

As flores empregam-se nas enfermidades das vias respiratórias. São boas para curar a tosse especialmente nas crianças e pessoas idosas.

Leia mais

AMOR-PERFEITO

É um vegetal de bom efeito como depurativo e peitoral. É indicado nas afecções cutâneas: erupções miliares, eczema, impetigem, herpes, manifestações escrofulosas, etc. Para estes fins, toma-se chá e faz-se compressas.

Leia mais

ANGÉLICA

Usa-se para: bronquites, cãibras, cefalalgia, clorose, convulsões, cólicas, debilidade e dilatação do estômago, digestões difíceis, enfermidades do peito e da garganta, dos pulmões, fígado, rins e bexiga, escorbuto, gota, hipo, etc.

Leia mais

ANGELICÓ

É anti-séptico, diaforético, estomacal, esurino, sedativo (nos casos de histeria, convulsões, epilepsia e cistite).

Leia mais

ANIL

Diz-se que esta planta serve como antídoto do mercúrio e do arsênico. O chá que se obtém por infusão das folhas e raízes, é antiespasmódico, diurético, estomáquico, febrífugo, purgativo, sedativo.

Leia mais

ANIS

Combate os gases do estômago e intestinos e as cólicas do ventre, e favorece a ação digestiva. Aumenta o leite das lactantes.

Leia mais

APERTA-RUÃO

O aperta-ruão é adstringente. Os frutos são diuréticos e resolutivos. Em banhos usam-se as sementes no tratamento das feridas. As folhas, em banhos demorados, têm sido usadas nos casos de queda do útero.

Leia mais

AROEIRA

A aroeira é boa para combater as febres, o reumatismo e a sífilis. Os homeopatas aconselham esta planta nos casos de atonia muscular, distensão dos tendões, artrite, reumatismo, fraqueza dos órgãos digestivos, tumores.

Leia mais

ARREBENTA-CAVALOS

Emprega-se exteriormente para fazer desaparecer os panos (manchas) da pele; na urticária também se aplica.

Leia mais

ARRUDA

O principal uso desta planta é nas regras suprimidas bruscamente. Seu efeito é fortemente emenagogo.

Leia mais

Programa Saúde Total

Levando informações aos ouvintes sobre saúde e qualidade de vida, valorizando os benefícios da natureza: ar puro, atividade física, água, luz solar, alimentação, repouso, abstinência e muito mais.