Selênio

Selênio

 SELÊNIO

 

Ocorrência

O selênio encontra-se mais concentrado, em seres humanos, em órgãos como os rins e o fígado. A concentração de selênio no organismo de indivíduos vivendo em uma determinada região tem que ver com a riqueza deste mineral no solo, fator que interfere em seu conteúdo nos alimentos.

 

Funções básicas

O selênio é parte da enzima glutatione peroxidase, presente em glóbulos vermelhos, que protege o organismo contra o acúmulo de peróxido de hidrogênio. Recentes pesquisas apontam enfaticamente à importância do selênio como agente antioxidante em sinergia com a vitamina E, salvaguardando das lesões oxidativas as células e suas organelas. Além disso, o selênio facilita a formação de água no fim do metabolismo, propicia a transferência de íons através das membranas celulares e auxilia na síntese de imunoglobulinas e ubiquinona.

 

Selênio, câncer e ataque do coração

Pacientes cancerosos exibem baixa taxa de selênio no sangue. Segundo dados estatísticos, a incidência de câncer é menor em regiões em que os alimentos são mais ricos em selênio. Foi também sugerido que a deficiência de selênio e vitamina E poderia favorecer o desenvolvi-mento da doença coronária.

 

Fontes alimentares

Os cereais integrais e a cebola são boas fontes de selênio, especialmente quando cultivados em terrenos que contenham concentração elevada deste mineral. O cozimento, a lavagem e o armazenamento diminuem o teor final de selênio no alimento.


Programa Saúde Total

Levando informações aos ouvintes sobre saúde e qualidade de vida, valorizando os benefícios da natureza: ar puro, atividade física, água, luz solar, alimentação, repouso, abstinência e muito mais.