Cromo

Cromo

CROMO

 

Ocorrência

A concentração de cromo no organismo adulto não chega a 6 miligramas. As crianças contêm maior teor deste mineral em seu organismo do que os adultos.
Vários estudos recentes vêm sendo desenvolvidos no sentido de esclarecer o papel do cromo enquanto nutriente necessário ao metabolis¬mo humano.

 

Carência

Ratos sob deficiência de cromo apresentam sinais de diminuição da tolerância à glicose, como hiperglicemia de jejum e glicosúria. Ocorre também elevação do colesterol sérico, e retardo do crescimento. Embora em seres humanos estes aspectos não estejam ainda bem configurados, parte de um grupo de diabéticos que receberam suplementação de cromo apresentou melhora nos testes de tolerância à glicose.

 

Fontes alimentares

O beneficiamento e a refinação de alimentos removem quase todo o cromo. Entre as boas fontes alimentares, destacamos os cereais integrais, a levedura de cerveja e o fermento biológico.
Ainda não foram fixados requerimentos nutricionais para o cromo, dada a necessidade de estudos mais meticulosos.


Programa Saúde Total

Levando informações aos ouvintes sobre saúde e qualidade de vida, valorizando os benefícios da natureza: ar puro, atividade física, água, luz solar, alimentação, repouso, abstinência e muito mais.