Níquel

Níquel

 NÍQUEL

O níquel é encontrado, no homem, nos pulmões, no pâncreas, nas glândulas supra-renais, no sangue, no cérebro, nos dentes, nos ossos, nos rins, na aorta e na pele.

Verificou-se a presença de níquel no ácido ribonucléico (RNA). Vários animais necessitam de níquel para a atividade de hormônios e enzimas e para a fisiologia da membrana celular. No ser humano, ainda não se conhecem os envolvimentos metabólicos do níquel, e sua importância nutricional ainda não está bem esclarecida.

Em condições controladas, como em viagens espaciais, pode ocorrer deficiência de níquel. A deficiência de vitamina B12 é acompanhada de redução do níquel no soro. Por outro lado, verificaram-se níveis elevados de níquel no sangue em condições como câncer, infarto do miocárdio e tireotoxicose.

Em casos de psoríase, fotodermatite e eczema observou-se o aumento do teor de níquel também na pele. Este elemento-traço é encontrado em grãos e vegetais.


Programa Saúde Total

Levando informações aos ouvintes sobre saúde e qualidade de vida, valorizando os benefícios da natureza: ar puro, atividade física, água, luz solar, alimentação, repouso, abstinência e muito mais.