Cádmio

Cádmio

CÁDMIO

O cádmio é encontrado principalmente nos rins, e em menores proporções no fígado e em outros órgãos.

Alguns estudiosos sugerem que o cádmio pode atuar na regulação da pressão arterial, suposição esta fortalecida à constatação de que os rins de pacientes hipertensos apresentam elevados teores de cádmio. Ainda não é considerado um micronutriente essencial.

 

Outros oligoelementos

Ainda não se conhece, ou se conhece ainda pouco, sobre o papel biológico de elementos-traços como alumínio, arsênio, bário, bismuto, boro, bromo, chumbo, estrôncio, germânio, lítio, mercúrio, ouro, prata, titânio e zircônio, encontrados em teores infinitesimais no organismo humano e nos alimentos. Todavia, a ocorrência natural destes elementos não oferece riscos à saúde.

Os riscos decorrem da ingestão, inalação ou introdução de doses maciças no organismo, que produzem estados de intoxicação, nalguns casos graves e mesmo fatais. Exemplo de intoxicação é a ingestão de peixes contaminados com metilmercúrio, poluente industrial das águas.

Em Minamata, Japão, ocorreram casos graves de envenenamento pelo consumo de peixes contaminados em um acidente ecológico provocado pela poluição industrial; os sobreviventes desenvolveram seqüelas neurológicas irreversíveis.
 


Programa Saúde Total

Levando informações aos ouvintes sobre saúde e qualidade de vida, valorizando os benefícios da natureza: ar puro, atividade física, água, luz solar, alimentação, repouso, abstinência e muito mais.