Vitamina B12

Vitamina B12

O que é a vitamina B12?

 

Vitamina B12, também conhecida como cobalamina, é considerada como uma das mais importantes vitaminas do complexo B, sendo um nutriente importantíssimo, desempenha as seguintes funções no nosso organismo: Necessária à eritropoiese, e em parte do metabolismo dos aminoácidos e dos ácidos nucleicos; Possui uma função indispensável na formação do sangue, pois forma as hemácias.

         A vitamina B12 é essencial para o sistema nervoso central e é necessária para a formação e reparo das nossas células, como é o caso das sanguíneas.

Ao proteger os glóbulos vermelhos, a vitamina B12 toma como uma de suas funções a prevenção de diversos tipos de anemia. Além de prevenir a anemia comum, a vitamina B12 ainda evita as complexas anemias causadas por mutações genéticas, como a anemia falciforme e a anemia megaloblástica.

 

O que a falta de vitamina B12 causa?

 

Resumidamente podemos dizer que a deficiência de B12 surge em etapas e geralmente seu diagnóstico é tardio. Estudos comprovam que essa condição afeta até 39% da população; Entre as razões para a diminuição da vitamina B12 estão a ingestão insuficiente de alimentos com esse componente, aumento do consumo ou má absorção dos nutrientes, mas exames e testes podem detectar baixas ou a ausência da vitamina.

Devido às suas diversas funções, a deficiência de vitamina B12 pode levar a uma variedade de sintomas físicos e mentais, que vão desde a fadiga e depressão até anemia grave e danos nos nervos.

 

 

  • Falta de motivação
  • Depressão
  • Síndrome de Burn-out
  • Esquecimento / demência
  • Problemas do sono
  • Transtornos de personalidade
  • Falta de concentração
  • Tonturas
  • Irritabilidade
  • Nervosismo
  • Confusão
  • Alucinações
  • Palidez
  • Anemia
  • Exaustão crónica
  • Fraqueza física
  • Imunodeficiencia, a suscetibilidade a infecções
  • Inflamação da boca (aftas), estômago e intestinos
  • Problemas gastro-intestinais
  • Prisão de ventre, diarréia
  • Alterações do apetite
  • Dores nervosas
  • Espasmos
  • Problemas de visão
  • Perda de coordenação e equilíbrio
  • Problemas motores
  • Branqueamento dos cabelos
  • Formigamento e dormencia dos membros
  • Arteriosclerose
  • Ataque cardíaco
  • Infarto cerebral (AVC)
  • Danos na retina
  • Anemia perniciosa
  • Paralisia
  • Espasmos
  • Incontinência
  • Infertilidade

**Alguns dos sintomas típicos causadas por ou associados á deficiência de vitamina B12. Alguns sintomas podem ter outras causas.

 

A Grande Controvérsia

 

Muitos afirmam que a vitamina B12 não é encontrada em nenhum recurso vegetal, sendo obtida apenas por meio do uso de alimentos cárneos. Estudiosos, porém, afirmam que o vegetarianismo pode ser levado como um estilo de vida completamente saudável sem correr os riscos de má nutrição por parte da vitamina B12. Eis aí a grande controvérsia da vitamina B12. Mas que posição está correta? Será que vegetarianismo pode ser um estilo de vida perigoso? De fato, não.

O vegetarianismo requer o uso de uma grande variedade de vegetais, frutas, verduras e legumes. Alguém que não ingere alimentos cárneos e derivados animais, mas também não faz uso de frutas e vegetais, não pode ser chamado de vegetariano. O verdadeiro vegetarianismo é benéfico para a saúde, pois o mesmo tende a consumir muito mais frutas e vegetais do que uma pessoa que se considera “onívora” e este estilo de vida tende a estender a vida de uma pessoa em muitos anos.

 

 

Fontes Seguras

 

As plantas não produzem vitamina B12, no entanto, a vitamina B12 pode ser detectada em certas quantidades em diversos alimentos de origem vegetal. A explicação é simples: a agricultura natural e biológica de húmus contém micro-organismos que produzem vitamina B12. Algumas plantas podem mesmo absorver pequenas quantidades de vitamina B12 a partir do solo e guardá-la durante um espaço de tempo. Mas essa quantidade é muito variável.

Leite e derivados contém boas quantidades de vitamina B12. Os ovo-lacto-vegetarianos podem estar tranqüilos quanto a isto. Os Vegetarianos (que não utilizam ovos nem leite), devem utilizar a levedura de cerveja que é enriquecida com vitamina B12, ou então utilizem suplementos que contenham essa vitamina.

 

Levedura de Cerveja

 

O levedo de cerveja é um fermento inativo resultante do processo defermentação da cevada durante a produção de cerveja. O levedo de cerveja é uma das maiores fontes naturais de vitaminas do complexo B e de proteínas, com a vantagem de não possuir colesterol e gordura, característicos das proteínas de origem animal. O levedo de cerveja contém alto teor de proteínas, fibras e vitaminas.

A levedura de cerveja é um alimento precioso e um remédio milenar. Já assim a considerava Hipócrates, o “Pai da Medicina”, bem como os monges das confrarias medievais, que a empregavam nas curas de muitos males, principalmente nas chagas e furunculoses.

O Levedo de Cerveja tem muitas funções no organismo, mediadas por seus componentes, que são muitas vitaminas e aminoácidos essenciais para o corpo humano. No que concerne ao teor vitamínico, é considerada a maior e melhor fonte conhecida.

Podemos crer que a Levedura de Cerveja, considerada um dos maiores e mais importantes suplementos naturais, possui quantidades significativas de vitamina B12.

 

 

 

 

 


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