Como Fazer Proteína de Soja (PVT ou PTS)?

Como Fazer Proteína de Soja (PVT ou PTS)?

Aprenda a Fazer a Proteína de Soja em 7 passos:

1 - Compre PVT. A PVT parece com cereal seco, e pode ser comprada em embalagem plástica à granel ou fechada. Tem uma longa durabilidade e pode ser encontrada na seção de alimentos saudáveis do mercado ou em lojas de produtos naturais.

2 - Meça a PVT em uma tigela. A textura da PVT depois de pronta é parecida com a carne moída. A carne diminui quando cozinha, mas a PVT aumenta de volume quando é hidratada, e por isso, vai aumentar bastante. Para fazer um prato para 2-4 pessoas, você vai precisar de 2 xícaras de PVT seca.

3 - Acrescente água quente. A proporção de água para PVT deve ser 1 xícara de água para cada 1 de PVT. Para reconstituir a PVT, você simplesmente coloca água e deixa descansar por 5-10 minutos. Ela vai começar a inchar e ter a textura de carne moída.

4 - Após os 10 minutos de hidratação, pegue-a e esprema até tirar toda a água e coloque-a seca em outro recipiente. Após retirar toda a água e espremer toda a PVT, repita o processo de hidratação para eliminar o gosto da soja. Após repetir o processo de hidratação de 10 minutos, repita o processo de espremer e retirar a água da PVT.

5 - Agora que você tem uma vasilha de PVT que foi hidratada por duas vezes e espremida por duas vezes, acrescente temperos para dar sabor. Use como base para dar sabor com seus temperos preferidos, da maneira que faria como se fosse carne. Você pode temperar com uma simples mistura de sal e alho, dar um toque italiano com um pouco de orégano e sálvia, ou deixar apimentado com pimenta cayena.

6 - Após temperar a proteína, leve ao fogo médio, acrescente molho shoyo e vá misturando até que a temperatura faça a proteína absorver os temperos e o molho shoyo.

7 - A PVT está pronta! Agora é só usá-la para substituir as carnes, seja utilizando sozinha ou mesmo colocando em pastéis, assados, tortas, salgados, etc.


Muito parecida com a carne moída, entretanto, natural e saudável. Experimente e faça a sua PVT!!!


Programa Saúde Total

Levando informações aos ouvintes sobre saúde e qualidade de vida, valorizando os benefícios da natureza: ar puro, atividade física, água, luz solar, alimentação, repouso, abstinência e muito mais.