Medicina Ecológica e As Leis da Natureza

Medicina Ecológica e As Leis da Natureza

Há poucas décadas, ecologia era assunto de gente excêntrica. Defender as matas, proteger os bichos, condenar as indústrias polui­doras, falar mal dos inseticidas, era postura de grupos “anti­progressistas e alarmistas”, que preco­nizavam teses completamente “utópicas”.

Hoje, ecologia é assunto do momento, com inclusão obrigatória na pauta de qualquer projeto ou negociação que toque no meio ambiente.

Cremos que a mesma história se repete no caso da cura natural. O corpo humano é o mais extraordinário ecossistema do planeta, indelevelmente ligado a outros ecossistemas da Natureza. As ameaças que secundam o planeta, poluindo, destruindo e desestabilizando, existem também em relação ao nosso corpo. As doenças que nos incomodam, muitas vezes suportadas como inevitáveis, são o grito de socorro do ecossistema do nosso corpo, violentado pelo moderno estilo de vida. Portanto, na compreensão da cura natural, doença é resultado da violação de leis naturais e surge a partir da perda da estabilidade que só a harmonia com o meio ambiente pode proporcio­nar. Por isso chamamos “Medicina ecológica” a esse sistema de abordagem da saúde humana.

Corrigir a alimentação, praticar exercícios físicos, abandonar os vícios, e adotar postura mental correta são algumas das principais medidas de retorno à saúde. O uso de plantas, cataplasmas, banhos e etc. Constitui emprego de recursos terapêuticos menos agressivos que os convencionais, que podem, em certas situações, ajudar notavelmente.

A Medicina moderna, que incorpora as melhores inovações tecnológicas, oferece à saúde humana possibilidades nunca vistas. Raio laser, ultra-som, micro cirurgia, engenharia genética e inúme­ros outros recursos, com eficiência multiplicada pela infor­má­tica, revolucionam o diagnóstico e a terapêutica.

Tudo isso é inegavelmente válido – prolonga a vida, alivia o sofrimento e orienta a conduta terapêutica. Não obstante, o mais vital entre todos os conceitos de saúde e doença, que é nossa interação com a Natureza e o fato de que não somos produto do laboratório, é muitas vezes esquecido. De certo modo simples, a Medicina que busca restaurar a energia vital por meios naturais é às vezes tachada de elementar e inócua. O orgulho científico cega para a excelência das leis da Natureza, de cuja compreensão depende o reencontro do homem com seu bem-estar.

Cremos que a Medicina natural é a Medicina do futuro. Logo será inevitável admitir que a saúde do homem, cada vez mais assediada por processos degenerativos, só reagirá favoravelmente com mudanças drásticas no estilo de vida, um ataque às verdadeiras causas das doenças.

 

 


Programa Saúde Total

Levando informações aos ouvintes sobre saúde e qualidade de vida, valorizando os benefícios da natureza: ar puro, atividade física, água, luz solar, alimentação, repouso, abstinência e muito mais.