Dia Nacional da Biomedicina

Dia Nacional da Biomedicina

 

No dia 20 de Novembro, comemora-se no Brasil, o dia da biomedicina. Queremos abordar este tema para a sua compreenção. 

Biomedicina é a área das Ciências Biológicas voltada para a pesquisa na área de saúde, seja humana, vegetal ou animal. O biomédico identifica, classifica e estuda os microrganismos causadores de enfermidades e pesquisa medicamentos e vacinas a fim de prevenir doenças e epidemias. Também investiga formas de tratamento. Faz exames e interpreta os resultados de análises clínicas para diagnosticar enfermidades e identificar contaminações em alimentos. Trabalha ainda com análises hematológicas (do sangue) e moleculares, produção de bioderivados (produtos obtidos a partir de matérias-primas vegetais) e na pesquisa e no controle de qualidade de produtos obtidos por biotecnologia, como os alimentos. Na área médica, trabalha em hospitais, laboratórios, indústrias farmacêuticas e órgãos públicos de saúde. Pode atuar também no setor de perícia criminal, ajudando a elucidar crimes a partir de vestígios, como sangue ou tecidos humanos. Nesse caso, seu local de trabalho são os laboratórios dos Institutos de Criminalística. Normalmente, atua em parceria com bioquímicos, biólogos, médicos e farmacêuticos. 

A área biomédica estuda parâmetros que se assimilam com as terapias naturais, como por exemplo, a terapia ortomolecular.

A terapia ortomolecular é uma área de atuação muito interessante para os biomédicos que desejam trabalhar com a estética “de dentro para fora” utilizando substâncias naturais como vitaminas e aminoácidos para estabelecer o equilíbrio no organismo, identificando intoxicações, maus hábitos e combatendo os efeitos adversos dos radicais livres promovendo melhoras significativas tanto na saúde, quanto na aparência. O químico norte-americano Linus Pauling, ganhador de dois prêmios Nobel, criou na década de sessenta, o termo “ortomolecular” para expressar o sentido de equilíbrio das moléculas do organismo. Hoje, a terapêutica ortomolecular mantêm esse objetivo de restabelecimento do equilíbrio químico do organismo através do uso de substâncias e elementos naturais. Os profissionais dessa área estudam os efeitos das deficiências agudas ou crônicas, mantidas durante um longo período de tempo, e como estas podem, isoladamente ou em conjunto, ser o motivo de diferentes doenças ou sintomas que diminuem a qualidade de vida.

Segundo o site "LadyHealthNet" a biomedicina reconhece os benefícios do enema, ou, limpeza intestinal para o tratamento de várias e doenças, além disto, também apoiam a desintoxicação natural. 

Sem dúvidas a biomedicina tem reconhecido mais e mais as terapias naturais por sua eficácia e simplicidade. 


Programa Saúde Total

Levando informações aos ouvintes sobre saúde e qualidade de vida, valorizando os benefícios da natureza: ar puro, atividade física, água, luz solar, alimentação, repouso, abstinência e muito mais.