Dia Mundial da Alimentação

Dia Mundial da Alimentação

 Hoje comemora-se o Dia Mundial da Alimentação. A data, idealizada pela ONU (Organização das Nações Unidas), tem como tema de 2013 “Sistemas alimentares sustentáveis para a segurança alimentar e a nutrição”.

Nesse dia, a ONU alertou para o grande número de pessoas que sofrem de desnutrição crônica no planeta e para o desperdício de alimentos, que anualmente chega a um bilhão de toneladas, ou um terço da produção mundial.

Portanto, essa é uma data muito importante para refletirmos sobre nossos hábitos alimentares e também sobre o desperdício. 

Vamos aproveitar para refletirmos um pouco sobre a fome no mundo. Você sabia que a cada 10 segundos uma criança morre de fome no mundo? Segundo a BBC, isto é uma questão real em nosso planeta. 

Será que tem faltado comida em nosso planeta? tantas mortes seriam causadas porque faltam alimentos nas lavouras? Certamente, não. 

Isso é o que aponta um levantamento feito pela ONU (Organização das Nações Unidas). Parece lógico supor que a escassez de recursos é o que explica estes números alarmantes. Mas não é bem assim: o mundo produz alimentos suficientes para alimentar a todos. Mesmo com um aumento de 70% da população mundial nos últimos 30 anos. 

Já que o mundo produz alimento suficiente, qual o motivo de haver tantos passando fome? Um dos principais motivos é o desperdício. O ciclo de desperdício de alimentos começa no campo, continua no transporte, na armazenagem e na comercialização, para se fechar na cozinha do consumidor. Em números, o grande volume é de 1,3 bilhões de toneladas de alimentos desperdiçados anualmente no mundo. 

O desperdício é um mal que precisa ser combatido por todos e iniciado dentro da própria casa. Grandes mudanças do comportamento universal começam de forma humilde, com o exemplo próprio. Cada um faz a sua parte e o grande resultado se constrói

Mas sabe qual é o ponto mais preocupante? A alimentação cárnea tem acabado com a comida do planeta, isso mesmo, a carne. 

Os animais que estão se preparando para o abate. Cerca de 70% da soja produzida no Brasil (incluindo a parte exportada) e 80% do milho cultivado no Brasil (incluindo o que é exportado) tem como destino servir de ração animal. Além disso, grande parcela de outros alimentos altamente nutritivos também são usados para alimentar o gado, como a aveia, o arroz e o trigo.

20 vegetarianos podem ser alimentados com a quantidade de terra necessária para alimentar uma única pessoa consumindo uma dieta à base de carne.

Entendeu a grande questão?? 

Neste dia tão importante, em que devemos lembrar da alimentação, vamos prezar um pouco mais pelos vegetais. 

A carne, junto com o desperdício, a falta de conscientização, a miséria de alguns países, e muitos outros fatores, tem resultado em quase 1 bilhão de moradores neste planeta que passam fome; ainda não morreram, mas passam fome. 


Programa Saúde Total

Levando informações aos ouvintes sobre saúde e qualidade de vida, valorizando os benefícios da natureza: ar puro, atividade física, água, luz solar, alimentação, repouso, abstinência e muito mais.