CURIOSIDADES IMPORTANTES SOBRE ALIMENTOS

CURIOSIDADES IMPORTANTES SOBRE ALIMENTOS

 

AÇUCAR REFINADO– QUAL O VALOR NUTRITIVO DO AÇÚCAR REFINADO? Quando se fala em açúcar, as pessoas logo pensam  no pozinho branco usado universalmente como adoçante. Na verdade, esse “pozinho” é a sacarose, popularmente conhecida como açúcar. Seu teor de nutrientes é muito pobre, pois só contém calorias vazias. O açúcar preto, ou açúcar mascavo, é mais nutritivo, porque fornece ferro, cálcio, cromo e numerosas vitaminas.

MELADO– MELADO – BOM CONTRA A ANEMIA. Quem tem anemia por carência de ferro deveria usar apenas açúcar preto e melado para adoçar as coisas, pois estes alimentos são muito ricos em ferro.

AMIDO E AÇUCAR– O AMIDO É AÇÚCAR. O amido é também um tipo de açúcar (ou carboidrato), pois no tubo digestivo todo amido se converte em glicose. Por isso, um diabético não pode usar pão ou macarrão à vontade. Aliás, o cereal na forma integral é sempre melhor para a saúde, tanto para o diabético como para qualquer pessoa. O cereal integral contém mais fibras, vitaminas e minerais. O pão branco perde para o pão integral em mais de 90% com relação à vitamina B1, só para dar um exemplo.

MEL– O MEL ENGORDA? O mel é rico em carboidratos e nutrientes reguladores. Engorda? Infelizmente, sim, por sua alta concentração calórica. Mas é muito mais saudável do que o açúcar. Pode ser usado com moderação por uma pessoa saudável. Tomado antes de dormir, ajuda a combater a insônia. O diabético, em geral, não pode usar mel. Mas para o atleta, o mel é uma dádiva.


Programa Saúde Total

Levando informações aos ouvintes sobre saúde e qualidade de vida, valorizando os benefícios da natureza: ar puro, atividade física, água, luz solar, alimentação, repouso, abstinência e muito mais.