Cores que nutrem

Cores que nutrem

VERDE E BRANCO

Alimentos:Cebola, alho, pêra, endivías.
Propriedades: Contém enzimas que auxiliam a combater os efeitos das infecções. Exemplo: alho-antibiótico natural. Obs.: O alho deve ser realmente esmagado 10-15 minutos antes de ser usado para que se aproveite a enzima chamada Alicina.

ROXO E VERMELHO

Alimentos: Morango, amoras, repolho roxo, maçãs vermelhas, uvas.
Propriedades: Antioxidantes e Anticoagulantes. Ex. O repolho roxo é rico em vitamina C, antiocianinas, o mesmo pigmento que faz a fama da uva, com grande poder de afastar o risco de infarto.

VERDE

Alimentos: Brócolis, couve de bruxelas, repolho branco e verde.
Propriedades: Ativam a produção de enzimas no fígado que combatem o câncer.

ALARANJADO

Alimentos: Damasco, manga, abóboras, cenoura.
Propriedades: Ricos em beta-caroteno e vitamina A. São muito saudáveis para a pele, membranas, mucosas e para a visão. Além de beta-caroteno as abobóras são ricas em fibras, que auxiliam a baixar os níveis de colesterol. Contém também niacina, cálcio e fósforo.

 

VERDE E AMARELO

Alimentos: Ervilhas, abacate, couves, espinafre.
Propriedades: Ervilha e espinafre: ricos em vitamina K, acidofólico que atua para uma boa coagulação e função cardiovascular. Abacate por ser rico em ácido oleico (monoinsaturado) induzir redução nas taxas de colesterol total, ele favorece o aumento desejável nos níveis do bom colesterol (HDL).

AMARELO E ALARANJADO

Alimentos: Melão, mamão, laranja, pêssego, nectarina.
Propriedades: São ricos em fibras, carotenóides e antioxidantes. Fortalecem o sistema imunológico.

 

Autor: Brenna Falcão
Brenna Falcão de Souza é Nutricionista formada pelo UNASP/Unifesp. Atualmente mora nos Estados Unidos.


Programa Saúde Total

Levando informações aos ouvintes sobre saúde e qualidade de vida, valorizando os benefícios da natureza: ar puro, atividade física, água, luz solar, alimentação, repouso, abstinência e muito mais.