Anvisa Declara que Existe Tolerância Para Pelos de Rato e Insetos nos Alimentos

Anvisa Declara que Existe Tolerância Para Pelos de Rato e Insetos nos Alimentos

 ANVISA Declara que Existe Tolerância Para Pelos de Rato e Insetos nos Alimentos

Após ser encontrado pelos de rato em um extrato de tomate, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) interrompeu a distribuição e venda de um lote do alimento da marca Heinz, alegando que foi identificado pelo de roedor "acima do limite máximo de tolerância pela legislação vigente". Mas o que seria 'acima do permitido'?

A Anvisa estabelece alguns requisitos mínimos para a quantidade de sujeira tolerada em alimentos e bebidas, como por exemplo, a geleia e o achocolatado, que podem ter limites máximos de "matérias estranhas macroscópicas e microscópicas", como pedaços de insetos.

Em cada alimento são permitidos pequenos fragmentos de 'matérias estranhas', como por exemplo, a canela em pó, que pode conter em 50 gramas, até 100 fragmentos de insetos, como borboletas.

Segundo o artigo que a Anvisa divulgou recentemente no Diário Oficial da União, os produtores, fabricantes, distribuidores e fornecedores de alimentos, devem utilizar procedimentos para reduzirem as 'matérias estranhas' ao nível mais baixo possível.

De acordo com o artigo, o texto não "permite" a presença de matérias estranhas, mas "tolera" quando há ocorrência mesmo com boas práticas de fabricação e sem colocar em risco a saúde da população.

 

 

Quantidades de Pelos de Rato Toleradas em Certos Alimentos:

 

 

 

 

Molho de Tomate: 

 

 

Tolera-se cerca de até 1 fragmento de pelo de roedor diluído em 100G de molho de tomate.

A foto que usamos para ilustrar é de um molho de tomate caseiro, para isto, confira nossa receita caseira de molho de tomate aqui.

 

 

Café:

Tolera-se 60 Fragmentos de Insetos para cada 25 G de pó de Café.

 

 

Chocolate:

Tolera-se até 1 fragmento em 100 gramas de chocolate e 10 fragmentos de insetos (como moscas, mosquitos e baratas) em 100G.

 

 

Como Encontrar uma Saída Para Estes Alimentos?

      Nós indicamos que para substituir o molho de tomate industrializado, você faça o molho de tomate caseiro, que é saudável, delicioso, e sem conservantes e restos de insetos (confira nossa receita aqui).

      Para substituir o café, nós indicamos a cevada ou o café de milho que se assemelham ao café tradicional, entretanto, são naturais, não aceleram o sistema neural causando problemas cerebrais, tampouco contem restos de insetos e roedores.

      No caso dos chocolates, faça o uso da alfarroba que sempre falamos aqui no programa; a alfarroba é bíblica, e por vários motivos, é indicada para todos os públicos.

 

 

 


Programa Saúde Total

Levando informações aos ouvintes sobre saúde e qualidade de vida, valorizando os benefícios da natureza: ar puro, atividade física, água, luz solar, alimentação, repouso, abstinência e muito mais.