Alimentos Ricos em Ferro

Alimentos Ricos em Ferro

 Funções Básicas do Ferro

 

         A principal função do ferro consiste em participar do transporte de gases do pulmão para os tecidos (oxigênio) e dos tecidos para os pulmões (gás carbônico). Esta importante função o ferro realiza ligado à molécula de hemoglobina, que por seu turno acha-se presente nos glóbulos vermelhos (ou hemácias).

 

Sinais e Sintomas de Carência

 

         A deficiência de ferro é muito comum, e pode manifestar-se através de anemia ferropriva, do tipo microlítico. Os sinais e sintomas clínicos mais comuns são palidez das mucosas, indisposição, fraqueza etc. Anemias graves podem resultar em disfunção cardíaca de alto débito.

 

Boas Fontes Alimentares

 

       Teor de Ferro em alguns

alimentos (mg em 100g)

Agrião

2,60

Alfafa

3,89

Almeirão

3,84

Amêndoa

4,40

Aveia

3,80

Avelã

4,10

Azedinha

5,20

Buriti (polpa)

5,00

Caruru

3,80

Castanha-do-pará

5,00

Centeio

3,90

Coco

3,60

Cominho

3,10

Couve

2,20

Ervilha (seca)

6,00

Espinafre

3,08

Farinha de Soja

19,38

Feijão-branco

11,90

Feijão-preto

7,00

Grão-de-bico

4,32

Inhame (raiz, sem casca)

4,00

Lentilha

8,60

Melado

22,32

Mostarda (crespa)

5,60

Ovo (gema, ovo caipira)

5,87

Salsa

8,60

Serralha

4,40

Soja

6,70

Trigo

5,00

Uvaia

3,50

 


Programa Saúde Total

Levando informações aos ouvintes sobre saúde e qualidade de vida, valorizando os benefícios da natureza: ar puro, atividade física, água, luz solar, alimentação, repouso, abstinência e muito mais.