ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL PARA RETARDAR O ENVELHECIMENTO

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL PARA RETARDAR O ENVELHECIMENTO

 Descubra como alimentação saudável ajuda a retardar o envelhecimento. 04 dicas rápidas!

Siga as dicas a seguir e descubra como uma alimentação saudável pode ajudar a retardar o envelhecimento!

  1. Frutas, legumes e verduras

Encher o seu prato de frutas, legumes e verduras é uma escolha óbvia quando o assunto é perder peso e manter a saúde, já que eles são baixos em calorias e altos em nutrientes. E, segundo estudos recentes, alguns tipos desses alimentos possuem benefícios antienvelhecimento surpreendentes.

Uvas, por exemplo, são ricas em antioxidantes, substâncias que ajudam a combater os radicais livres.
E para manter a sua visão afiada, o ideal é comer bastante espinafre e outras folhas verdes escuras. Esses alimentos são fontes de luteína e zeaxantina, substâncias que protegem os olhos contra os efeitos nocivos dos raios ultravioleta. As folhas verdes também previnem perda óssea e fraturas.

  1. Proteína

A partir dos 40 anos de idade, a proteína se torna ainda mais essencial, já que a massa muscular começa a diminuir em até 1% ao ano. Essa queda reduz o metabolismo, o que facilita o aumento de peso e o surgimento de complicações de saúde.

Alimentos vegetais ricos em proteína

Leguminosas, como feijão, grão de bico e ervilha; entre eles, destaca-se a soja e derivados;

Cereais integrais e derivados, como arroz, trigo, centeio, cevada;

As sementes oleaginosas, como  amendoim, gergelim, castanha de caju e girassol;

Frutas , verduras e legumes também possuem proteínas, como brócolis, vegetais verde escuros, abacate, coco, batata, etc.

Algas são alimentos riquíssimos em proteínas, dentre outros importantes nutrientes. A alga nori por exemplo, contém 2 vezes mais proteína do que a carne.

Cogumelos (que são fungos, e estão inclusos nas dietas vegetarianas e veganas) possuem quantidade de proteína e nutrientes que podem ser comparadas às da carne e do leite.

  1. Omega 3

O omega 3 é um tipo de gordura conhecido como ácido graxo essencial pois é muito importante para uma boa saúde. É encontrado nos alimentos como semente de linhaça, castanhas e nozes.

Um grande número de pesquisas vem demonstrando os benefícios do omega 3 para o coração e todo sistema circulatório.

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Programa Saúde Total

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