Água, Calor e Rins

Água, Calor e Rins

 
Para iniciarmos nosso artigo, consideramos logo de início que 2 litros de água não é um padrão para todas as pessoas. Seria injusto dizermos que uma criança de um ano, um atleta, e uma pessoa que pese 100 kg devem tomar a mesma quantidade de água. A conta correta é: para cada quilo que a pessoa possui, deve-se ingerir 35 ml de água por dia.
Ex: 70 Kg X 35 ml de água = 2,450 ml
 
No caso de atletas, esportistas, o caso é diferente, as quantidades também mudam quando consideramos o verão, que é mais quente e seco. Neste caso, ingere-se de 40 à 45 ml por Kg.
Existem pessoas que não se sentem bem em ingerir muita água, isto porque os rins estão sobrecarregados, desnutridos ou desfalecendo pelo excesso de sódio.
Os rins podem sofrer com pouca quantidade de água e também pelo excesso. Os rins podem filtrar cerca de 1 litro por hora. Por isso não é muito saudável ingerir vários litros de água duma só vez. Tomar 3 ou 4 litros de água por dia não é ruim, entretanto, tem de ser bem distribuído a quantidade de água pelas horas.
 
Podemos apresentar dois bons tratamentos para poder revitalizar os rins:
 
1 – Fazer um Mix com as Plantas: Cavalinha + Pata de Vaca + Alfavaca
Deve-se fazer o chá com estas três plantas juntas e deve-se tomar 2 xícaras por dia.
 
2 – Suco de alguma fruta rica em água (Melancia, Melão, etc.) Faça o suco sem o uso de água, e beba de 2 em 2 horas.
 
A água alcalina revitaliza os rins e cura muitas doenças do organismo. Nós somos água, e para isto é muito importante investir em uma boa água. Dificilmente temos acesso a uma água pura e natural e com um bom PH, entretanto, podemos melhorar o ph da água em casa. Utiliza-se a dolomita, é um composto de cálcio alcalinizante.
A dolomita deve ser misturada na água.
 
A dolomita existe em pó e em pedras. O pó é para ser usado em cataplasmas ou mesmo ingerido. Para alcalinização da água é usado pedriscos, que devem ser colocados no filtro (principalmente o de barro), ou em recipientes onde a água ficará armazenada. O contato das pedras de dolomita com a água mantém o PH em 7 (neutro).
 
Ainda sobre a cura dos rins, alguns dizem que sucos cítricos como limão e Laranja são prejudiciais aos rins pois são ácidos. Entretanto, quando o ácido cítrico das frutas azedas entra em contato com o ácido do nosso organismo, o ácido clorídrico, ela passa por um processo de alcalinização. Desta forma, o limão e a laranja também contribuem para alcalinização do nosso organismo.
 
Os rins são dois órgãos localizados em ambos os lados da coluna vertebral, atrás das últimas costelas, e medem aproximadamente 12 centímetros. Pesam cerca de 150 gramas cada. Os ureteres são prolongamentos em forma de tubos que levam a urina dos rins para a bexiga.
 
São três as principais funções dos rins:
 
1 - Eliminar as toxinas ou dejetos resultantes do metabolismo corporal: uréia, creatinina, ácido úrico, etc;
 
2 - Manter um constante equilíbrio hídrico do organismo, eliminando o excesso de água, sais e eletrólitos, evitando, assim, o aparecimento de edemas (inchaços) e aumento da pressão arterial;
 
3 - Atuar como órgãos produtores de hormônios: eritropoetina, que participa na formação de glóbulos vermelhos; a vitamina D, que ajuda a absorver o cálcio para fortalecer os ossos; e a renina, que intervém na regulação de pressão arterial.
 

  


Programa Saúde Total

Levando informações aos ouvintes sobre saúde e qualidade de vida, valorizando os benefícios da natureza: ar puro, atividade física, água, luz solar, alimentação, repouso, abstinência e muito mais.